domingo, 20 de janeiro de 2019

Foco no treino !

 
 
Recebi um email de um leitor, me perguntando, se eu com preocupações consigo treinar ou dar aula. Sua questão é quando não estamos conseguindo o foco para lutar se vale a pena ir treinar ou não. Eu vou até além, essa falta de poder de concentração me atrapalha até no surf. Por isso, temos de praticar o Jiu Jitsu mental, o tempo todo. Manter o foco no momento presente, atento ao que estamos fazendo. No treino é essencial, principalmente na hora da luta. Existe uma máxima samurai que diz o seguinte “Enquanto se possa mexer, treine o corpo. Enquanto não possa se mexer, treine a mente.” Treine com a mente. Treine com você, para você. Desafie você mesmo. Se lance desafios, saia da sua zona de conforto.  Decida uma posição e tente finalizar com ela, só com ela.  Crie seus desafios internos, aumente a dificuldade dos seus treinos. Esqueça tudo que não pertença ao Jiu Jitsu, problemas, tristezas, saudades ou qualquer sentimento que não pertença ao mundo da luta. Eu gosto de dizer, posto muito no meu Instagram a seguinte frase. "Esquecendo de mim mesmo.". Esqueça de tudo na hora do treino, foque no seu treino, em você como lutador. Deixa a endorfina correr nas suas veias, na hora do treino, só a luta importa. Quando eu piso no dojo minhas tristezas e preocupações não somem, mas por um tempo deixam de existir.
Escrevo por experiência própria! Vamos treinar, e em certos dias, treine com você, para você. Não importa o resultado final nesses treinos, ganhar ou perder. O importante será a sua vitória particular, sua luta interna. Não importa se você corre campeonato ou não. Treine, lute, vá para o dojo pensando em evoluir o seu Jiu Jitsu.  Pratique, não desanime, Não treinar é pior ainda. Eu já vivenciei isso muitos anos, por problemas na minha vida pessoal. Os problemas não passam é certo. Mas eu garanto que assim quando chega no final do treino, você sentirá como o Jiu Jitsu te fez bem, e acalma a mente. Os problemas podem continuar, mais estará mais calmo. Esse controle da mente, do foco, é também um exercício contínuo. Nos momentos mais difíceis quando a vontade de não ir bater, é respirar fundo e falar para si mesmo. “Vou treinar, não vou pensar em mais nada que não seja no meu treino.” Como toda a prática, leva tempo, dedicação. Mas com o tempo essa prática você levará para todos os campos da sua vida. E certamente a vida estará mais leve para se levar. Não deixem de treinar. Não treinar não resolve nada, pelo contrário. Seus problemas continuarão e seu Jiu Jitsu irá estagnar. Como professor sempre falo isso para os meus alunos. “Faltar os treinos não ajuda em nada, só piora, treine o seu Jiu Jitsu. E o principal treine a sua mente.” Vá treinar o seu Jiu Jitsu e controle a sua mente.” É um exercício difícil sim, mas impossível não é. Bons treinos a todos.
Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail geracao.artesuave@yahoo.com.br. . Boa semana, bons treinos e até a próxima!

Instagram:  @luizdiasbjj

Nenhum comentário:

Postar um comentário