domingo, 13 de janeiro de 2019

Efeitos da graduação



Antes da graduação creio que todas as academias ficam mais cheias e todos treinando com força e determinação. Acontece a graduação e de repente, a academia esvazia. Um efeito comum nas maiorias das academias, pelo menos eu noto na minha. Engraçado esse efeito. Me pego pensando, os motivos do esvaziamento. Quem se graduou e quem não foi graduado de repente o dojo fica vazio. Parece que o final do ano não conta mais em sua evolução e melhora do Jiu Jitsu. O ano acaba na noite da entrega de faixas? Quem ganhou acha que então acabou esse ano. E quem não se graduou, chega a conclusão que esse ano também já não conta mais em seu Jiu Jitsu? Não entendo esse comportamento, a caminhada é infinita e sem fim. Esse intervalo sem treino, quem perde é o próprio lutador. Pelo menos na minha academia, eu vejo isso com a certeza que quem faz isso ainda não percebeu todo alcance que o Jiu Jitsu tem em nossas vidas. Dentro e fora dos tatames. Porque a motivação de antes da graduação não permanece, depois da entrega de faixas? Deveria ser o mesmo, motivado pela graduação buscar treinar mais e quem achou que deveria ter ganho, treinar mais para corrigir seus pontos fracos e mostrar sua evolução.  Euforia da graduação ou um certo abatimento por não ter ganho, eu entendo é lógico. São sentimento legítimos, os dois lados da mesma moeda. Mas nenhum dos dois são justificativas para não treinar. Vejo pelo contrário. Que nesse ano de 2019 esses sentimentos motivem a treinar mais e mais. E não o contrário. Que todos busquem a evolução em seu Jiu Jitsu. A graduação vem como resultado e não deve ser focado como o objetivo. O objetivo ao meu ver, é a evolução do seu Jiu Jitsu. Eu encaro assim, quando treino tento perceber aonde posso melhorar, o Jiu Jitsu acredito não ter fim. A caminhada é infinita. É mais que normal, todos buscarem uma evolução e consequentemente uma graduação maior até a tão desejada faixa preta. Mas ter a graduação como encerramento do ano, um erro. Não se deve pensar assim. E é fácil de identificar aqueles alunos que não iam com frequência ou tinham se afastado, sabendo que se aproxima da data da entrega de faixa, voltarem e treinam como se nunca tivessem parado. Todos os professores sabem quais são os alunos mais assíduos e aqueles sazonais. Essa presença perto da entrega de faixas e logo depois o sumiço após a entrega não se enganem todos os professores sabem exatamente distinguir.Vamos focar nos treinos e que esse “efeito da graduação” não ocorra em 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário