quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

DEFESA PESSOAL


A defesa pessoal é vista por muitos professores e atletas apenas como uma parte, ou uma introdução ao Jiu Jitsu. Muitos não dão valor, pelo fato de desconhecerem sua importância e eficiência. Em conversas informais já ouvi lutadores explicitamente afirmarem não darem a menor importância as posições e conceitos ensinados na defesa pessoal.  E consequentemente seus alunos deixam de aprender importantes ensinamentos. Quando se treina a defesa pessoal você comprova como ela é eficiente e permite uma passagem rápida para aplicar o seu Jiu Jitsu.
Por outro lado, existem professores que percebem sua importância e as ensinam aos seus alunos. Nas minhas aulas sempre treinamos Defesa Pessoal, e tenho certeza que muitos professores fazem também. Como o Mestre Sylvio Behring que ensina a defesa pessoal em suas aulas e é também como eu um grande defensor desta arte dentro da nossa Arte Suave.
Como ele mesmo diz: “..a Defesa Pessoal na verdade deveria ser denominada LEGÍTIMA DEFESA e ensinada dentro dos princípios da Necessidade, Oportunidade, Legalidade, Proporcionalidade e Ética. Desde a prevenção até o contato físico e suas conseqüências, precisamos treinar exaustivamente as técnicas, para sermos capazes de utilizá-las com eficiência e eficácia..”
Eu concordo plenamente, a defesa pessoal tem de ser praticada, repetida ao ponto de sabermos fazer instintivamente, por que nunca se sabe quando será preciso utilizar.  Na minha academia percebo que alguns alunos não percebem no início a sua importância. Mas com o passar das aulas começam a entender a sua dinâmica e finalidade. Então o interesse é despertado. Principalmente quando certas situações são colocadas em aula em situações que podem ocorrer em qualquer ambiente com qualquer um de nós. Saber defesa pessoal é o primeiro passo para proteger usa integridade física, saber sair de uma  zona de perigo e se posicionar numa zona de segurança. Vendo lutas de MMA é nítido observar em algumas situações como a falta desse conhecimento compromete o atleta custando a sua derrota. Como também a aplicação dela tira o lutador de uma situação desconfortável e pode abrir o caminho para a sua vitória. Bons treinos! OSS!

Luiz Dias, Líder da GAS JJ
www.geracaoartesuave.com.br      twitter: @gasjj

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário