sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A ERVA MATE no verão!!

Sempre leio os artigos da Adriana Gracie. Professora de Educação Fisica, Estudante do Curso de Pos-Graduacao da U.G.F, Colunista da Revista Gracie Magazine, Orientadora Nutricional.
 Seus artigos trazem muitas informações sobre uma alimentação saudável e bem prática. Mais textos e informações é só conferir. 
Alimentação saudável e JIU JITSU é a combinação perfeita!

 

          Dessa vez vamos é a erva-mate! tudo haver neste verão!
               http://adrianaribeirogracie.blogspot.com.br/


A erva- mate é considerada um alimento quase completo, pois contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo.Também é extenso o rol de propriedades terapêuticas da erva-mate, de modo especial em razão da presença de alcalóides, como a cafeína, na sua composição.Análises e estudos sobre a erva-mate têm revelado uma composição que identifica diversas propriedades nutritivas, fisiológicas e medicinais no produto, o que lhe confere um grande potencial de aproveitamento.Na constituição química da erva-mate, aparecem:Alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e cafeico), vitaminas (A, Bi, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídeos (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídeos (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.
A erva-mate contém altas proporções de vitamina E, efetiva na regulação das funções sexuais, além de ser um elemento indispensável para a pele.
As análises feitas com as folhas de erva-mate mostram que esta planta possui vitaminas, aparecendo em maior escala as do complexo B; possui também cálcio, magnésio, sódio, ferro e flúor, minerais indispensáveis a vida.

Pra quem pensava que estava só tomando um simples mate. A ciência mostra que erva mate ajuda a diminuir a oxidação de gorduras no fígado, diminui o LDL e aumenta o HDL, inibe as lipases pancreáticas in vitro, diminui o ganho de peso em animais alimentados com dieta rica em gorduras, diminui o estresse oxidativo no pulmão de fumantes, entre outras coisitas mais...
È claro que a Erva-Mate natural é melhor !!!O chá-mate industrializado também carrega os compostos que fazem a fama da bebida preparada em casa, por infusão. A diferença é que apresenta sacarose ou adoçante, além de conservantes químicos.

A erva nativa do Brasil ganha destaque no meio científico. E não é para menos: ela ajuda a prevenir envelhecimento precoce, diabete, doenças cardiovasculares e tumores.
O mate amargo, com pura folha, tem o chamado "apojo". Apojo é como se chama a espuma verde que se forma quando o mate é servido.Se é mate, e é amargo !!!Erva-mate é muito apreciado pelos gaúchos, que é um chá produzido por infusão após as folhas masseradas, com a utilização de uma cuia (porongo) e uma bomba ( canudo de metal com bojo tipo chuveiro ). O consumo do mate é um hábito saudável, sagrado. É um ritual. É uma apreciação. Quem está longe da terra, mesmo que seja um ex-porto-alegrense do Brique tomador de composto semanal, sente no gosto do mate amargo um resgate da individualidade gaúcha que todos nós fazemos questão de perpetua.

A erva-mate nativa é mais difícil de ser encontrada, e portanto, é um pouco mais cara. A erva-mate cultivada existe em abundância, é bem mais barata e é boa para produzir chá mate e outros derivados. Para o apreciador de um mate bem amargoso ela é bem-vinda. Mas se você quer tomar um chimarrão do mesmo jeito que o índio tomava, tem que ser erva-mate nativa.

Vou ensinar a fazer e conservar o chá sem que ocorram perdas importantes :

1. Esquente 500 mililitros de água a 65 °C
2. Coloque 1 colher (sobremesa) cheia de mate em uma jarra
3. Despeje a água quente sobre a erva
4.Deixe em infusão por aproximadamente 5 minutos
5.Depois, o chá pode ser consumido quentinho ou ir à geladeira
6.Tome a bebida em até 24 horas. Além disso, ela perde suas qualidades


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário