quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Bebendo na fonte!



                          Bebendo na fonte

Tive recentemente a oportunidade de dar um treino na academia do GM Álvaro Barreto, aprender com ele detalhes do nosso Jiu Jitsu. Eu e mais alguns amigos tivemos uma grande oportunidade de passarmos umas horas treinando Jiu Jitsu  com um faixa vermelha. Nada de posições inovadoras, mas fomos ali estudar, relembrar e praticar os fundamentos do Jiu Jitsu. Demonstrando e explicando os detalhes de pegadas, da inclinação do quadril, a postura correta ou a posição das pernas. O Mestre foi aos poucos passando seus ensinamentos e observações acumulados com ao longo do tempo vivido no dojo. Acredito que somente com os fundamentos bem sólidos e bem executados, movimentos eficientes e objetivo em mente, é que estamos no caminho da evolução do nosso Jiu Jitsu. Não é difícil encontrar alunos que não percebem a importância de saber e praticar os fundamentos da nossa Arte Suave, ficam mais focados em  fazer posições da “moda”, não percebem que sem os fundamentos básicos do nosso Jiu Jitsu, não tem como você evoluir.    
Poder treinar com amigos e aprender com o Mestre foi uma excelente maneira de reviver esses fundamentos e vivenciar o Jiu Jitsu  ensinado por alguém que aprendeu na fonte. Por algumas horas ficamos ali, estudando as posições, escutando episódios vividos por ele em sua trajetória pelos tatames, são momentos que não podem ser perdidos e devem ser resgatados. Quando conversei com o Mestre Sylvio Behring sobre este treino, me lembro que concordarmos de como é importante estarmos sempre voltando às origens do nosso Jiu Jitsu, de treinar a Defesa Pessoal esquecida por muitos, mas de grande importância na nossa arte marcial. No meu ponto de vista, apesar de toda tecnologia o Jiu Jitsu é uma arte que tem de ser vivenciada nos dojos. Beber na fonte creio ser a melhor expressão para esse treino. Você pode ver vídeos, fotos mais só executando os movimentos e sendo corrigido por um Mestre é que vamos lapidando a nossa técnica.
Muitas posições surgem e outras serão demonstradas, algumas até caem em desuso. Mas o fundamento do Jiu Jitsu permanece intacto.Tais fundamentos não podem ser esquecidos porque são os pilares que nos sustentam. Observando o Mestre Álvaro Barreto dar aula percebi a grande oportunidade e honra em estar ali. O silêncio enquanto ele falava, essa tradição oral que era passada ali nunca será substituída de maneira nenhuma.       
Ao fim do treino, era possível ver a alegria no rosto de todos ali presentes. Acredito que o Jiu Jitsu  nasce e se desenvolve primeiro na mente para depois refletir no corpo. Todos nós ganhamos ao participar deste treino, no final do treino após muitas conversas e abraços voltamos com o Jiu Jitsu fortalecido em nossas mentes.
Bons treinos! OSS!

Luiz Dias, Líder da GAS JJ

twitter: @gasjj
Fb: GASJJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário