quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

..OSS !

                                                        Revista TATAME   # 191



                                ..OSU !   .. OSS !
  
  A saudação ou expressão mais ouvida dentro de um dojo, é a expressão  “OSS !”  ou  “..OSU !”. Em diversos momentos escutamos essa palavra de origem japonesa. Esses dois caracteres juntos significam “perseverança sob pressão”. Deve ser sempre dita com energia e disposição, é usada como um cumprimento em que se expressa respeito ao mestre, agradecimento, respeito ao colega ou o entendimento de uma ordem.
 A expressão OSS é uma forma de auto-motivação do lutador em se lembrar de pressionar os seus limites, ultrapassar suas resistências e medos, em busca da sua evolução na arte marcial. OSS é a palavra que pode sintetizar muito bem a frase “O faixa preta é um faixa branca que não desistiu.”
 A transcrição exata do japonês é OSU, e a palavra OSS foi criada na escola naval japonesa para seu uso cotidiano. O primeiro caracter “osu” significa pressionar o segundo caracter “shinobu” significa suportar.
   Creio ser importante o lutador que começa a pisar no dojo saber o significado ao invés de repetir mecanicamente apenas porque os mais graduados ou mais antigos fazem uso dessa palavra, é importante para seu aprendizado entender o que ela significa e inspira. Entender e refletir sobre o longo caminho até a desejada faixa preta, sendo que e a faixa preta não é o ponto de chegada mas o ponto de partida para mais ensinamentos e lições. O estudo e a evolução são constantes
  Também existe outra vertente que considera a palavra “osu” foi originada de uma abreviação da expressão “onegai shimassu”  que poderia ser considerado como um pedido de luta a um colega de treino. Creio que não importa qual das duas vertentes você escolha ou considere mais certa, mas ambas levam ao mesmo caminho que é a de estar sempre em busca de se aperfeiçoar nos treinos ultrapassando seus limites, unindo corpo e mente e aprendendo novas técnicas respeitando seus amigos de treinos e oponentes nos campeonatos. O “oss” dito como um cumprimento deve ser pronunciado com a postura e respeito que ele traz em seus significados.
 ..OSU !  
 ..OSS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário