Ele se apresentava como “o maior de todos “ o único “a voar como uma borboleta e picar como uma abelha”. Era tão rápido que muitos o chamavam de dançarino, devido a rapidez que se movimentava no combate. Nascido no estado do Kentucky, Cassius Marcellus Clay Jr. foi o primeiro lutador a perceber e saber utilizar o marketing a seus interesses, mobilizando as torcidas a seu favor dentro e fora dos EUA. Como vimos em 1974 a vencer George Foreman no Zaire ele dizia que George Foreman era tão lento que parecia uma “múmia” no ringue.
A capacidade de criar rivalidades e discussões com seus oponentes sempre com humor refinado indo as vezes para explosões intempestivas e inteligentes colocações para defender seus ideais faziam que o público e os jornalistas acabassem torcendo por ele em todas as suas disputas de títulos, ganhando ou perdendo ele era o centro das atenções.
Ao ter se recusado a lutar no Vietnã ficou proibido de lutar por tres anos e meio, mas se manteve treinando e fazendo pronunciamentos contra a guerra levando as multidões em sua direção.
Casca-grossa nos ringues e em e atitudes lutou de maxilar quebrado nos doze rounds contra Ken Norton em 1973 e muitas vezes anunciava como finalizaria seu adversário e por muitas outras vezes ainda anunciava o round exato que o nocautearia.
Converteu-se ao islamismo e mudou seu nome para Muhammad Ali-Haj continuou sua trajetória nos ringues e fora dele com frases de efeito como por exemplo “sou tão mal que o remédio é que fica doente!”, “no quarto quando vou dormir eu apago a luz tão rápido que ao me deitar o quarto ainda não está escuro” ou sobre a sua recusa de lutar na guerra do vietnã ele explicou a sua recusa com a seguinte frase “ nenhum vietcongue me chamou de crioulo, porque eu lutaria contra eles?”.
Há muito tempo desde a década de oitenta lutava contra a doença de Parkinson com um cartel de 61 lutas, 56 vitórias sendo 37 por nocautes e 5 derrotas. Muhammad Ali é um ícone de um lutador aguerrido que mesmo com medo ele não fugia da luta e se superava em brilhantes atuações e estratégias arrojadas para a sua época.
Muhammad Ali! A living legend of boxing, their attitudes and actions are imitated today byboxers, MMA .. . As the first fighter to learn to bring the media to publicize their struggles andtheir imagehttp://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=5zUut60gfkUhttp://www.youtube.com/watch?v=NvDok3kjB7c
Nenhum comentário:
Postar um comentário