sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Para vencer vale tudo mesmo?




                          
 Acredita-se que na China há uns 4000 anos os chineses usavam o chá “machuang” que possui um percentual alto de efedrina para potencializar os a força física e assim aumentar a produção do trabalho rural. Na dinastia Chen em 2700 a.C. esse chá era usado pelos lutadores chineses para dar força e mais vigor físico. Alguns registros por volta de 800 a.C. descrevem o uso de certas ervas, fungos e óleos para melhorar a performance dos atletas. Os gladiadores também utilizavam algumas receitas para melhorar seus desempenhos nos combates.
Essa prática chegou no século 19 com o consumo de uma bebida à base de folhas de cocaína para estimular os atletas. No final do século 19 já nos primeiros jogos da Era Moderna o uso de “bolinhas” como aditivo era uma prática muito utilizada.
Como podemos ver esses recursos são uma prática antiga, originada por necessidade de sobrevivência de  povos antigos. Mas quando transpomos isso para a esfera esportiva, somente para o uso esportivo, competição principalmente as lutas vem a pergunta “Para vencer vale tudo mesmo?”.
Será que o atleta que utiliza o doping se sente vencedor no seu íntimo? Seria campeão se não tomasse substâncias ilícitas? Levantar uma medalha sabendo que infringiu as leis esportivas é gratificante para o atleta? São perguntas que encontraremos pessoas defendendo os dois lados.
Encontramos casos de doping em várias modalidades esportivas, de âmbito estadual, nacionais e internacionais. Os esteroides anabólicos que desenvolvem os músculos garantem a força e a potência são muito utilizados por lutadores e outros atletas em diversas modalidades. Mesmo sabendo que podem pagar com sérios problemas de saúde ou até mesmo com a vida pelo uso dessas substâncias o uso tem sido muito difundido.  Alguns lutadores já levantam a vontade de exames antidoping, infelizmente outros lutadores planejam o ciclo de modo a não serem pegos. Mas uma coisa é certa, muitos atletas prejudicam a sua saúde, o corpo vai responder essa pergunta com o tempo. Ganhar já escrevi isso várias vezes, sempre é o que todo lutador deseja, e deve lutar por isso. Mas cuidar do corpo, da saúde e respeitar as leis que visam justamente preservar a saúde do atleta tem de ser seguida.
Também não entendo ou não consigo ver como um atleta consegue comemorar uma vitória sabendo que está usando recursos proibidos.
Os professores em suas academias deveriam alertar seus alunos contra essa prática anti-esportiva, esclarecer os malefícios para a saúde, o aumento de agressividade, problemas cardíacos dentre outros.
Ganhar por mérito próprio essa é a vitória plena, ganhou porque treinou, suou nos treinos em sua academia, fez preparação física, controlou o peso, estudou posições com o seu professor.
Creio que esse é o caminho do lutador! Uma vitória plena e limpa!! Como diziam os gregos “Men sana in corpore sano”
OSS

Luiz Dias, Líder da GAS JJ
twitter: @gasjj

Nenhum comentário:

Postar um comentário