sexta-feira, 17 de maio de 2013

Artigo JIU JITSU - Para todas as idades Revista TATAME #207



Como professor não é raro eu encontrar pessoas que confessam a vontade de treinar a nossa Arte Suave, mas na mesma frase já colocam sua idade ou falta de condicionamento físico e até ambos como fatores impeditivos, limitantes. Nos países orientais essa visão distorcida não existe, mas ainda é muito forte aqui no ocidente. Por que um adulto não pode começar a treinar Jiu Jitsu? Não vejo problema algum. O Jiu Jitsu quando bem orientado pode ser praticado por todos, sem limite de idade. Fez o exame físico, o médico deu o atestado liberando para a prática. É comprar o quimono e ir para o treino. Idade, condições físicas são parâmetros para o professor planejar seus treinos. E você estabelecer metas. O principal é o próprio aluno vencer sua própria resistência, vaidade, timidez, insegurança. Não importa o motivo que bloqueia a ação de ir treinar, mas o primeiro movimento é superar essa resistência. Uma vez superada, escolhida a academia é treinar de mente aberta, avaliando seus parâmetros particulares, idade, condição física, quantas vezes poderá treinar por semana enfim treine sem cobranças. Começando sem exigências imediatas comece devagar, aprendendo posições, em breve dando uns treinos com seus amigos, essa é a idéia.
Quem sabe no futuro com o seu progresso como lutador não desperte em você a vontade de competir no Máster, Sênior ou Supersenior?  O mais importante é treinar, cuidar do corpo e da mente. Sair do treino cansado, mais com a sensação de dever cumprido, isso não tem idade e é muito recompensador. Na minha academia já vi alunos que se achavam fora da idade de treinar, vão treinar levados por amigos e quando percebem que tinham uma visão errada se tornam alunos aplicados, treinam muito, tentando recuperar o tempo parado. E depois de um tempo percebem a mudança positiva no corpo, no aeróbico e na mente. Algumas qualidades o tempo pode ir tirando como flexibilidade, agilidade mais a vontade de treinar não se perde com a idade, creio que o amadurecimento da pessoa até aquece a vontade de treinar mais e mais, pelo bem que a prática do Jiu Jitsu traz ao corpo e a mente.
Aceite o desafio, treine, não pense na sua idade, pense que só em estar treinando você está cuidando da sua saúde. Vencendo barreiras mentais e conceitos culturais. Servindo de exemplos para os seus amigos e para os mais jovens que certamente ao ver você treinando os incentivam a treinar cada vez mais.  Enquanto o lutador viver em  busca de uma evolução técnica, refinamento das posições, tendo prazer em colocar o quimono não será a idade um oponente. A prática do Jiu Jitsu é um caminho que mantém o espírito jovem e o corpo numa harmonia com a mente. O corpo pode envelhecer mais o espírito do lutador não.

Luiz Dias, Líder da GASJJ

twitter: @gasjj

Nenhum comentário:

Postar um comentário