quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Mulheres nos tatames, na Defesa Pessoal


   
A Defesa Pessoal, um lado importantíssimo do Jiu-Jitsu que muitos não consideram, não praticam e por vezes nem param para estudar, e assim não percebem como a Defesa Pessoal é fundamental para que o nosso Jiu-Jitsu seja completo em todas as áreas. Mas cada vez mais, percebo o interesso entre as mulheres que mesmo no primeiro momento muitas não se imaginam usando um quimono, manifestam a vontade de saber se defender de possíveis situações desde violência nas ruas a situações de assédio em qualquer lugar. Creio que as mulheres perceberam e entenderam que podem saber se defender, sem perder sua feminilidade e ou saberem lutar sem necessariamente terem de colocar um quimono.
Há pouco tempo dei um aulão na academia de Defesa Pessoal focado para mulheres que não lutam, nem tinham nenhum contato anterior com lutas. Já tinha realizado essas aulas em outros países. Aqui na minha academia foi o primeiro e fiquei surpreso, porque o interesse foi muito heterogêneo de mulheres que escreveram perguntando. Idades e profissões diferentes.
Mas o desejo era o mesmo. Saber se defender de uma situação desagradável. Algumas que escreveram até relataram que o interesse veio após passarem por situações desagradáveis com namorados, maridos e homens que não aceitavam um fim de relacionamento ou simplesmente uma recusa de algo além de amizade. Não podemos visualizar o Jiu-Jitsu com um foco competitivo. O Jiu-Jitsu vai além das competições. Ele tem um importante fator no reforço da autoestima e confiança da mulher nesse assunto em especial. Sou sempre um defensor da Defesa Pessoal. Percebo como vai mudando a postura e melhorando a confiança dos alunos a medida que vão aprendendo. No MMA, vemos lutadores executando movimentos treinados na Defesa Pessoal. Devemos estar preparados para qualquer situação. Infelizmente, situações inesperadas acontecem. e saber achar e encurtar as distâncias, saber atacar e se defender com o nosso Jiu-Jitsu é crucial para um atleta ou para qualquer um. Em algum momento, acho que a Defesa Pessoal foi sendo deixada de lado. Defesa de chutes, garrafadas, faca, cadeirada e até mesmo cabeçadas, como ficam? Mas também tem o outro lado, como existem lutadores de outras artes marciais que se interessam pela Defesa Pessoal porque visualizaram a sua importância e a necessidade de saber. Temos que acreditar e praticar o nosso Jiu-Jitsu com a nossa Defesa Pessoal sempre presente. Acredito ser esse o caminho. Se você é lutador de Jiu-Jitsu e vai para o MMA, leve o Jiu-Jitsu como a sua zona de segurança, e com certeza a Defesa Pessoal será importante.. Esse artigo não tem, em nenhum momento, qualquer intenção de diminuir arte marcial nenhuma, mas tem a intenção de lembrar a todos os lutadores de Jiu-Jitsu das origens do nosso esporte, de continuar honrando os esforços de tantos lutadores que, desde as épocas mais antigas, levaram o nome do Jiu-Jitsu para as manchetes dos jornais, às vezes com aspectos negativos, mas quase sempre positivos, como uma luta de alto grau de eficiência. O MMA difundido no mundo inteiro, ao ser televisionado, apresenta lutadores brasileiros brilhando nos ringues, acrescentando mais um aspecto positivo para o nosso país. Nós, professores e lutadores, temos que continuar essa missão. O Jiu-Jitsu é uma arte marcial completa inclusive, como uma filosofia de vida. Creio ser interessante os professores, em suas aulas, ensinarem Defesa Pessoal também. Eu faço. Existem lutadores e professores que não percebem a importância da Defesa Pessoal, como a “levantada técnica” pode te proteger nas ruas ou em uma luta de MMA. Como diz aquela frase tradicional do Jiu Jitsu. “Defesa Pessoal é melhor saber e não precisar usar, do que precisar usar e não saber.”  Será necessário escrever algo mais? Acho que não. Fica a reflexão. Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail geracao.artesuave@yahoo.com.br. Também conheça o http://www.geracaoartesuave.com.br/. Boa semana, bons treinos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário