É o aluno que
escolhe seu professor. E cabe ao professor entender e respeitar a vontade quando
o aluno decide trocar de academia. E o principal, sem levar para o lado
pessoal. Já aconteceu comigo, quando isso acontece eu faço uma reflexão e
analiso todas as vertentes que podem ter causado essa “saída” da academia.
Porque pode ter sido um erro meu, ou uma necessidade de corrigir algum ponto da
minha aula ou não, simplesmente por uma decisão do aluno por um motivo pessoal
decidiu sair. Mas antes de tudo, eu mantenho a amizade dentro e fora dos
tatames. Um professor é um líder dentro do dojo, e uma coisa é certa, independente
da sua maneira de conduzir a aula, a sua academia nunca terá a aprovação
unânime de seus alunos em todos os momentos. Uma frase do John Kennedy é certa
“Nunca achei a receita do sucesso mas a do fracasso é simples, é querer agradar
a todos.” cabe ao professor a responsabilidade de incutir educação, disciplina
e espírito esportivo aos seus alunos. Corrigindo prontamente um desvio de
conduta de um atleta seu, como também avaliar quando cada um merece ser graduado.
Tenho conceitos para mim fundamentais que sigo, tenho os meus critérios. As
discordâncias de opiniões fazem parte da vida, é muito nítido por vezes nas
minhas entregas de faixas, já percebi aluno contrariado por não receber
graduação e as vezes por discordância em relação a outros atletas graduando
naquele momento. O professor tem de ter uma coisa em mente, nunca agradaremos a
todos, e ao mesmo tempo temos de entender e respeitar a vontade do aluno em
trocar de academia. Creio ser importante termos convicção que trabalhamos da
melhor maneira possível e sempre buscando uma evolução em nossas aulas. E como
falo para os meus amigos que dão aula. É o aluno que escolhe o professor, vários
fatores podem levar um aluno a trocar de equipe. Até porque, as vezes o motivo
pode ser uma questão de logística, horário ou uma mudança de residência. Já
tive alunos que foram morar em lugares que ficavam muito contramão para virem
treinar aqui. É chato quando isso acontece, mas vamos fazer o que? A relação
distância e tempo são fatores que não podemos desqualificar. Essa semana mesmo
encontrei um ex-aluno que treinou comigo uns meses e hoje treina em outra
academia percebi que ele ficou sem graça, pela maneira que saiu. Como já tive
alunos que saíram da minha academia e voltaram. O importante ao meu ver é como
o aluno sai da equipe. Uma simples conversa, expondo os seus motivos e pronto,
por vezes é uma discordância facilmente resolvida. Ou como disse antes fatores
ou fatos que determinam sua saída. Por
outro lado já tive alunos que saíram e voltaram. Esse texto na verdade foi
originariamente pensado por mim, por conta de um aluno que se afastou sem dizer
nada. Foi para outra academia e depois de um tempo voltou. Voltou meio constrangido,
creio que não por voltar a academia onde treinou desde o início, mas pela
maneira de como saiu. Recebi ele bem, e de certa maneira reforça a minha idéia,
que escrevo para vocês professores e instrutores, acreditem em seus conceitos e
fundamentos. Nunca mudem para agradar a alunos, mude apenas porque percebeu que
é uma evolução para a sua aula, e equipe. Seu trabalho falará por você. Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail
geracao.artesuave@yahoo.com.br. Também conheça o http://http://gasjj.blogspot.com//. Boa semana, bons treinos e até a próxima!
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