quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Volta aos treinos!


Voltar aos treinos depois de um tempo parado por qualquer motivo não é fácil. Você sabe como treinava, e sabe como os outros estão treinando, se preparando para campeonatos ou simplesmente lutando por prazer de estar nos tatames. Mas todos com um ritmo que você por conta da sua parada não está. Creio que aqui temos os dois lados desta situação. No primeiro é você está voltando a treinar, muito bom, mas seu condicionamento físico não está no ritmo normal, a pegada ainda não está como antes e o aeróbico? Então tenha a perfeita noção do seu estado, recomece seus treinos com um ritmo mais lento, treine devagar, sinta seu corpo, sua respiração, respeite os limites nessa volta para não ganhar outro tempo de fora dos tatames por conta de uma outra lesão. Respeite os prazos dos médicos e ortopedistas. Eles estudaram para isso, às vezes o que você acha que está já completamente curado, pode não ser a realidade do momento do seu corpo. Fortaleça sua musculatura, antes de treinar como você sabe que pode e quer.
Treine para pegar ritmo de novo, o mais importante já é estar treinando de novo. Ganhar ritmo e força é só com o passar dos treinos. Fica complicado depois de uns meses parados ou até por mais tempo, logo no primeiro dia de volta aos treinos, querer impor um ritmo que você tinha. Planeje mesmo que mentalmente sua evolução mais escutando seu corpo, crie seus parâmetros e metas. Respeite os intervalos para descanso, o descanso faz parte da vida do atleta também.
Treinando a sua evolução acontecerá naturalmente.
Por outro lado, imagine agora você treinando direto, malhando, correndo campeonatos, treinando até nos sábados, enfim é um lutador sempre presente no dojo. E então reaparece aquele seu amigo que está parado há um tempão, qual o mérito de pegar esse seu amigo num treino e passar o carro? O mérito na minha visão é passar o carro, finalizar aquele seu parceiro de treino quando você sabe que ele está no auge de sua capacidade física e aeróbica. Pegar o seu parceiro de treino voltando depois de um longo período parado e dar um treino duro, não encaro como uma atitude esportiva. Prefiro treinar na velocidade que ele pode levar, espera ele voltar a forma e ai sim, treino duro! Já aconteceu comigo, tenho um amigo, excelente faixa preta que por motivo de lesão ficou parado bastante tempo, quando ele voltou fizemos o primeiro treino e ele me disse quando acabou o tempo do treino “por que você treinou mais devagar?”. Treinei mais leve pelo fato de estar naquele momento ajudando um amigo a voltar a sua forma, não vi nenhum mérito em treinar duro com um amigo vindo de uma lesão. Eu quero finalizar ele sim, mas sabendo que ele está em com seu ritmo normal de treino e não vindo de um período inativo, fora de ritmo.
A conduta dentro do dojo tem que passar por esses aspectos também, ajudar seus parceiros de treinos. Hoje quem está retornando os treinos é o seu amigo, amanhã pode ser você. O que é diferente de uma luta de campeonato, se você está lesionado e vai competir, seu oponente está ali para buscar a finalização e continuar no campeonato como você. Mas em treinos internos acho que o companheirismo deve falar mais alto, e os treinos mais duros podem esperar um pouco até os dois estarem em suas plenas condições físicas. Bons treinos! 

follow us on twitter: @gasjj


Nenhum comentário:

Postar um comentário