terça-feira, 7 de agosto de 2012

Fundamentos básicos

      
              
      Acabo de chegar de um campeonato onde fiquei vendo diversas lutas e cada vez mais me certifico de como é importante os fundamentos da nossa Arte Suave estar bem apreendidos e serem executados pelos lutadores. Quando um fundamento não é feito ele abre a porta para a vitória do seu oponente. Uma fuga de quadril não feita, movimentos para estabilizar posição não executados. Movimentos simples mais fundamentais que são esquecidos, e que sem eles não conseguiremos chegar aos movimentos mais elaborados. O nome já explica por si só, são movimentos fundamentais. Creio que muitos confundem fundamentos, ou movimentos fundamentais com um significado que seja ligado apenas a iniciantes. Esses movimentos tão importantes que aprendemos na faixa branca e azul, e que formam o alicerce para as faixas roxa, marrom e preta. E para todos os outros movimentos e giros mais elaborados que naturalmente vem com anos e anos de treinos.
Já escrevi várias vezes isso, eu não gosto de perder, ninguém gosta de perder.  Mas ver um aluno meu perder por não ter executado fundamentos básicos e assim ir se distanciando da vitória acho terrível. Quando vejo um aluno meu perder por conta disso, divido com ele a responsabilidade da derrota, fico pensando sobre esse erro, pensando como corrigi-lo e passando para todos os alunos de modo que não errem ou errem cada vez menos. Essa busca de polir os erros do aluno é o dever do professor junto ao aluno.
Por outro lado vejo que muitos alunos querem pular o aprendizado dos fundamentos, achando desnecessário ou perda de tempo. Preferem ir buscar aprender golpes e movimentos mais elaborados e nem percebem como a ausência destes fundamentos são essenciais para a própria evolução do seu Jiu Jitsu. Movimentos básicos, que servem para aprender e executar de maneira mais ágil armlocks, triângulos, raspagens e outros movimentos. Muitas vezes as repetições não são feitas com a dedicação, constância e quantidade que merecem. Não sendo raro lutadores que não querem fazer as repetições de entradas de golpes ou quedas por acharem desnecessárias. Sempre temos um lado onde atacamos com mais facilidade, mas porque não treinarmos para executar finalizações em ambos os lados? “vai ser lutador de um lado só? “ pergunto sempre isso quando vejo um aluno querendo treinar golpes só para um lado. Se o lutador tivesse noção da importância desses movimentos estarem plenamente gravados em nossos músculos e mente certamente repetiria exaustivamente cada movimento ou golpe dito pelo seu professor.
Creio que o diferencial de um lutador para o outro seja a sua vontade e dedicação em treinar fundamentos e estar sempre disposto a aprender novas posições e movimentos. A busca da evolução deve ser constante, independente de qualquer sentimento. Falo nos meus treinos que “a prática da repetição leva a perfeição !!” OSS        
  https://www.facebook.com/pages/GAS-JJ/181411815212224
  twitter: @gasjj

Nenhum comentário:

Postar um comentário