sábado, 25 de agosto de 2018

DEFESA PESSOAL SELF DEFENSE



Ontem foi mais um dia que peguei minhas luvas e fui treinar Muay Thai com o prof. Breno Selles líder da equipe Nobre Thai, creio ser importante além de me manter em forma, estar estudando, treinando e aprendendo. Vou treinar porque gosto é claro. Mas pensando em melhorar cada vez mais a minha parte de Defesa Pessoal. Um lado importantíssimo do Jiu Jitsu que muitos não consideram, não praticam e por vezes nem param para estudar, e perceber como a Defesa Pessoal é fundamental para que o nosso Jiu Jitsu seja completo. A parte de trocação, o primeiro contato. Não podemos visualizar apenas o Jiu Jitsu competitivo, o Jiu Jitsu vai além das competições. Já tem tempo que no MMA vemos lutadores de Jiu-Jitsu com um boxe muito afiado, um excelente Muay Thai. Acho muito bom, é imprescindível saber trocar em pé, devemos estar preparados para qualquer situação. Infelizmente situações inesperadas acontecem e saber, achar e encurtar as distâncias, saber atacar e se defender com o nosso Jiu Jitsu é crucial. Em algum momento acho que a defesa pessoal foi sendo deixada de lado. Defesa de chutes, garrafadas, faca, cadeirada e até mesmo cabeçadas como ficam? Mas também tem o outro lado, como existem lutadores de outras artes marciais que se interessam pela Defesa Pessoal porque visualizaram a sua importância e a necessidade de saber. Temos que acreditar e praticar o nosso Jiu Jitsu, com a nossa Defesa Pessoal sempre presente. Acredito ser esse o caminho, se você é lutador de Jiu-Jitsu e vai para o MMA, leve o Jiu-Jitsu como a sua zona de segurança. Há um tempo, no início aqui do valetudo quem já acompanhava deve se lembrar como era emocionante o lutador de Jiu Jitsu após a vitória gritar alto “JIU JITSU”! Com a torcida gritando “JIU JITSU!” de volta, assim foi ganhando respeito em todos os ringues do mundo.
Qual o lutador de Jiu-Jitsu, que não curte a frase “Só jiu Jitsu salva!”.
Esse artigo não tem em nenhum momento qualquer intenção de diminuir arte marcial nenhuma, mais tem a intenção de lembrar a todos os lutadores de Jiu Jitsu das origens do nosso JiuJitsu, de continuar honrando os esforços de tantos lutadores que desde as épocas mais antigas levaram o nome do Jiu Jitsu para as manchetes dos jornais, as vezes com aspectos negativos mas quase sempre de aspectos positivos, como uma luta de alto grau de eficiência. O MMA difundido no mundo inteiro ao ser televisionado, apresenta lutadores brasileiros brilhando nos ringues acrescentando mais um aspecto positivo para o nosso país. Nós, professores e lutadores temos que continuar essa missão, o Jiu Jitsu é uma arte marcial completa tendo a Defesa Pessoal inclusive, uma filosofia de vida. Creio ser interessante os professores em suas aulas ensinarem Defesa Pessoal também. É o que faço na minha academia. Nossa Arte Suave é tão completa que até uma dieta alimentar foi criada pelo Grande Mestre Carlos Gracie mostrando um caminho de alimentação mais saudável. Nossa defesa pessoal tão pertinente ao MMA. Existem lutadores que não percebem a importância da defesa pessoal, como a “levantada técnica” pode te proteger numa luta de MMA. Finalizar o seu oponente, obrigar o seu oponente a reconhecer a sua incapacidade de sair daquela posição e ter que pedir para parar para não apagar é a essência da Arte Suave.
Temos que nos lembrar que o Vale-Tudo o atual MMA nasceu para mostrar a eficiência do nosso Jiu Jitsu. Será necessário escrever algo mais?  Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail: geracao.artesuave@yahoo.com.br. Boa semana, bons treinos! JIU JITSU ! OSS         


Nenhum comentário:

Postar um comentário