sábado, 22 de dezembro de 2018

Roubar alunos?



               Numa conversa nessa semana, com um amigo professor, ele me contou sua irritação com um professor perto da academia dele, que sistematicamente chama seus alunos para mudarem de academia para irem treinar com ele. Concordo que é uma situação, muito chata. Infelizmente é muito comum, o professor ouvir de seus alunos convites constantes, chegando ao nível da insistência de outros professores para irem para a sua academia. Eu e creio que muitos professores passam por isso. Por vezes esses convites aos meus alunos eu ouço, feitos pelos próprios como um comentário incomodado. Comentando o lado ruim de serem sempre abordados para esse convite. Eu pessoalmente acho antiético, você pode convidar uma vez ou duas. Por serem amigos fora dos tatames. Mas a insistência passa para um outro lado. Creio que academias próximas podem conviver sem problemas, esses professores se esquecem, uma coisa que escrevo sempre. Quem escolhe o professor é o aluno. É o aluno que decide por empatia, vontade e até pelos horários das aulas onde irá treinar. Ficar tentando puxar aluno para a sua academia, não acho legal. Certamente quem tem essa atitude não se põe no lugar do outro professor. Porque se colocasse certamente não gostaria. Esse tipo de atitude acho desleal, e completamente desnecessário. Eu prefiro focar no meu trabalho, ver meus alunos satisfeitos com os treinos, porque são seus alunos que chamarão seus amigos e assim sua academia vai crescendo. O professor que faz isso para mim mostra seu uma visão pequena, achando que só pode crescer se não tiver mais academias próximas, evitando assim comparações ou ser incapaz de fazer novos alunos ou não ter um trabalho bom, não tendo a capacidade de despertar em novos alunos a vontade de treinar. Então acreditam, que tem de buscar em lutadores, já no caminho da arte suave, o lugar de captar alunos para si. Cada professor tem sua maneira de dar aula, seu estilo, o ambiente que cria. Nunca proibi aluno meu de visitar academias, ir a seminários em outros locais. Meus alunos sabem disso. Eu como disse prefiro em focar no meu trabalho. Num convívio pacífico com professores que dão aula perto de mim. Falei para o meu amigo, foque no seu trabalho, na sua aula. Seus alunos não irão te deixar, mesmo com excessos de convites, descontos caso sejam sugeridos. Deixe que seu trabalhe fale por você. Essa certeza, eu tenho em meu dojo, como muitos professores tem também.  Pois ouvir comentários dos seus alunos e eles continuarem com você, só mostra a solidez do seu trabalho refletida na fidelidade deles. Aqui na academia tenho pais que já trazem seus filhos para treinarem e assim vamos caminhando. Creio ser esse o caminho do professor, trabalhar em silêncio para que o resultado do seu trabalho grite. Não será uma insistência de um convite que irão tirar seus alunos de você, outros motivos sim, mas ai depende do aluno.

Instagram: @luizdiasbjj 



Nenhum comentário:

Postar um comentário