quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Mulheres nos tatames

   
 
Mulheres no tatame, o que há uns anos atrás era incomum, hoje é uma realidade evidente, um fato. Com turmas e campeonatos só para mulheres  O número de lutadoras, cresce a cada dia, e cada vez mais vemos mais mulheres treinando. Não importa a idade, elas estão pisando forte no dojo. Com sua suavidade, sem tirar sua vontade de vencer, finalizar. E também entrando nas outras áreas da Arte Suave, criando mídias sociais para difundir e desenvolver o nosso Jiu Jitsu. Um dos exemplos que posso citar é a faixa roxa Emanuelle que criou o Instagram @tatame4girls, com o foco na força feminina nos tatames. Quimonos cor de rosa, alguns quimonos com bordados femininos, mas nem tudo é suavidade. Como professor infelizmente, já presenciei homens que quando estão lutando com as mulheres. Exageram no uso da força, e até usam da truculência. O Jiu Jitsu é um esporte de contato, ao meu ver então, pense, está lutando com uma mulher. Geralmente elas são mais leves, embora muito flexíveis, elásticas. Não possuem a força muscular dos homens. Adeque sua força a força dela, se for finalizado. Não pense na questão como o centro seja “fui finalizado por uma mulher” e transforme isso em um sentimento depreciativo. Pense aonde falhou tecnicamente ou na movimentação ou estratégia que não deu certo. Quando eu treino com as minhas alunas, treino com essas condições na minha mente. Não usar força, e são treinos excelentes. Porque são muitos flexíveis que puxam do meu treino. Se for para usar força, creio que não seria um treino tão bom, e tanto eu como minha aluna, não aproveitaríamos tanto. Além claro de ter cuidado com as pegadas a serem feitas, Jiu Jitsu é uma luta de contato. Já vi treinos, que quando o lutador é finalizado ou está sob uma “blitz” ele se descontrola. Infelizmente já observei isso na minha academia. Ser finalizado creio que ninguém gosta, mas não vejo demérito em ser finalizado por uma mulher. Pelo contrário, tome essa finalização como um caminho para pensar aonde falhou e o que tem de melhorar. As mulheres são guerreiras, possuem o foco e a vontade de vencer. Na hora da luta, lute com atenção e cuidado, e o principal com muito respeito as mulheres, porque além de ser uma luta de contato, muitas estão vencendo preconceitos e resistências de famílias e ou de namorados. Sendo assim não precisam ter mais obstáculos, preconceitos ou pensamentos de desmerecimentos como “fui finalizado por ela.”. Devemos é receber todas as mulheres nos tatames com educação e respeito, e principalmente na hora da luta, respeitar seu biótipo, sua força e seu corpo. Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail geracao.artesuave@yahoo.com.br. Também conheça o http://www.geracaoartesuave.com.br/. Boa semana, bons treinos e até a próxima!
Tags
arte suaveartigoColunaColuna da Arte SuaveJiu-JitsuLuiz Dias, Jiu Jitsu feminino, Jiu Jitsu para mulheres, artigo Jiu Jitsu

Nenhum comentário:

Postar um comentário