terça-feira, 14 de maio de 2019

Jiu Jitsu mental, sempre um passo a frente.



Ontem no meu dojo após o treino, surgiu na conversa a questão. Guarda aberta ou fechada? Qual a mais eficiente? Eu creio que ambas são muito eficientes, mas o principal não é decidir qual a melhor. Temos grandes lutadores que representam muitobem ambas as guardas. Creio que o mais importante é que sua guarda venha acompanhada de um raciocínio lógico e fundamentada numa estratégia, sempre com movimentos estudados de modo que esteja "sempre um passo à frente" do oponente. A técnica refinada  associada a uma maneira de pensar que demonstra como o Jiu Jitsu nasce na mente para depois refletir no corpo com movimentos eficientes. Estratégia é fundamental e se você parar para pensar, revendo suas lutas. Quantas vezes não percebeu que poderia ter feito uma  movimentação melhor para aquele momento ou um golpe mais apropriado? Esse exercício mental te possibilitará perceber como a estratégia é importante para a sua rotina, tendo sempre um gasto mínimo de energia, visando futuros lutas numa sequência de campeonatos por exemplo. A medida que você for melhorando suas técnicas e e suas posições seu Jiu Jitsu irá potencializar suas pegadas e transições e deixando seu oponente muitas vezes sem opções de ataque ou defesa.  A finalização vem como consequência ou resultado de posições muito bem elaboradas e planejadas com variantes para qualquer opção de movimentos dos oponentes. O raciocínio de progressão para conquista de uma posição confortável e inversamente para o oponente mostrando um Jiu Jitsu bem técnico, detalhista em sua dinâmica explorando a anatomia dos corpos para a utilização de uma alavanca mais forte. Eu sempre ressalto a importância do pensamento correto, estratégico aliado é claro ao rendimento e uso da energia e resistência física no momento preciso. A construção de sua lógica /estratégia esse exercício metal tem que começar no faixa branca e seu exercício continua mesmo quando conquistamos a faixa preta, cada qual assimilando dentro de suas capacidades e vivência no dojo. Eu quando estou treinando na maioria das vezes penso em encaixar determinados golpes ou partir de determinada posição difícil para mim, reverter essa situação. Testar posições e estratégias com lutadores de diferentes pesos e biotipos, creio que é certamente um ganho no desenvolvimento da minha técnica e nos conceitos e na construção de uma estratégia  para futuras lutas. E melhorar a minha capacidade de ensinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário