sábado, 22 de setembro de 2018

Lute com estratégia sempre!


“Saber e agir são a única e a mesma coisa, ditado antigo dos tempos dos samurais. Embora seja uma máxima samurai, muitos lutadores esquecem-se desse conceito focando apenas na força de seus músculos, na explosão dos seus movimentos. Nunca tirando o mérito dos lutadores mais leves, mas muitos lutadores não usam estratégias, não buscam novas posições, por vezes confiam no seu vigor físico e crêem que estão garantidos. Mas imagine se o seu adversário tiver o mesmo vigor físico, o mesmo peso, então essa vantagem some. Certamente a técnica será o diferencial. E certamente a técnica mais refinada neutralizará a força do oponente dando a vitória ao atleta mais técnico. O Jiu-Jitsu mostra e demonstra isso nas lutas de mma, nos campeonatos na categoria “absoluto” onde o peso não é levado em conta. E nos treinos diários, muitas vezes em sua própria academia você não finalizou ou viu lutadores mais leves finalizando lutadores mais pesados por conta de sua técnica mais refinada?
     O dojo é um constante lugar de aprendizado. Por vezes observando as lutas dos meus alunos, esse ditado se torna tão claro. O saber e o agir têm que caminhar juntos, estudar posições, movimentos. Sempre estar atentos aos fundamentos, buscar se lançar em desafios, não se acomodar em sua zona de conforto. O exercício mental é importante, force seus limites de resistência, desenvolva o equilíbrio entre o seu corpo e mente. Saber e agir são a única e a mesma coisa pelo fato de um complementar o outro. Quanto mais você treinar, repetir os fundamentos, treinar defesa pessoal mais confiança você terá no seu Jiu Jitsu. A confiança no próprio agir vem do treino contínuo, persistente. Como pode agir sem cometer erros quando não se sabe o que fazer? No Jiu Jitsu como dizia o Mestre Carlos Gracie “...no Jiu Jitsu, você vence ou você aprende”. Creio que quando você pensa nas suas próprias lutas, exatamente isso, o estudar de suas lutas, no movimento dos seus adversários, aonde você viu uma brecha, um erro que ele comete. Quando você estuda dessa maneira suas lutas você está sempre aprendendo a polir seus movimentos e identificar os pontos vulneráveis dos seus advesários. Identificando onde acertou e onde errou. A evolução do Jiu Jitsu não se dá somente nos tatames não. Ocorre fora dele também. Em seus estudos, na sua mente. O analisar da técnica e estratégia utilizada em determinada luta. O que você viu que não funcionou, e o que quase deu certo, mas o que impediu o êxito do movimento? Temos de estar sempre evoluindo o nosso JJ no corpo e na mente. Estarmos com a mente alerta para no momento que o nosso oponente se mostrar vulnerável, identificarmos e prontamente desferirmos uma finalização. No livro “A arte da guerra” de Sun Tzu tem um pequeno trecho que acho muito pertinente a esse assunto. De estarmos sempre preparados e pensando em nossos combates para estarmos melhor nos próximos. Diz o seguinte: “A invencibilidade depende de nós próprios: a vulnerabilidade do inimigo depende dele.”   
     Informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail geracao.artesuave@yahoo.com.br.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário